quinta-feira, 14 de julho de 2016

Mensagem marciana? Dunas formam recado em “Código Morse” em Marte


Pois é, caro leitor... depois de  avistar todo tipo de coisa estranha na superfície do Planeta Vermelho — como ratinhos, uma maçaneta metálica, uma flor, um gorila fazendo companhia a um camelo, uma garra alienígena, uma espaçonave e uma porção de coisas mais —, agora o pessoal da NASA tropeçou com uma série de traços e pontos em Marte que mais se parecem com uma mensagem em Código Morse.


Mas, antes de você pensar que o “recado” foi deixado por algum marciano tentando fazer contato conosco, saiba que, pelo menos desta vez, definitivamente não restam dúvidas de que os aliens não tiveram nada a ver com isso. De acordo com a NASA, a “mensagem” foi encontrada por instrumentos a bordo da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter em uma região com um grande número de dunas ao sul do polo norte de Marte.

Recadinho

Segundo a NASA, as dunas marcianas são influenciadas pela topografia local, e a sua forma e sentido permitem que os cientistas da agência espacial deduzam qual é o sentido do vento e como a formação dessas estruturas aconteceu. Já as dunas da imagem parecem ter se formado em uma depressão circular — possivelmente uma cratera de impacto — com uma quantidade limitada de areia.


Com isso, as dunas acabaram criando padrões que, de cima, parecem com uma série de pontos e traços que lembram uma mensagem em Código Morse. De acordo com Fiona MacDonald, do portal Science Alert, os traços mais longos são formados por ventos bidirecionais que, com o tempo, foram moldando as dunas para que elas apresentassem esse formato.



Já os pontos consistem em dunas conhecidas como barcanoides — mas os cientistas ainda não sabem ao certo como é que elas se formaram no Planeta Vermelho.  Segundo Fiona, os geofísicos suspeitam que elas aparecem quando algo interrompe o fluxo de vento que produz as dunas lineares. Mas... voltando ao “recado”, a pesquisadora Veronica Bray da NASA traduziu a mensagem para nós, e ela diz:

“NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!”

Entendeu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É CAMPEÃO! Brasil 3 x 0 Espanha - Melhores Momentos - Copa das Confederações 2013

Brasil 3 x 0 Espanha - Melhores Momentos - Copa das Confederações 2013 Reviva a emocionante vitória do Brasil sobre a Espanha na final da...